quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Quem disse que Psicanalista não lê Auto-Ajuda?

Livraria especializada em Psicanálise só tem livros de auto-ajuda na lista de mais vendidos


O começo de ano é uma ótima oportunidade para os saldões de livrarias e congêneres. Para ratos de biblioteca como eu é uma diversão só ficar garimpando pechinchas e raridades on-line ou in loco... Um dia desses recebi a mala direta da Pulsional, anunciado 30% por cento de desconto no catálogo da Editora Escuta. Confiram, tem uns bons títulos em promoção: http://www.livrariapulsional.com.br/

Para quem não sabe, a Livraria Escuta e a Editora Pulsional são os dois braços de um projeto bem sucedido de formar um nicho editorial de Psicanálise em São Paulo. Sempre nos arredorres da PUC-SP, de onde vem seus principais mantenedores e muitos autores, a livraria pulsional fez história na psicanálise paulistana. Além de publicar livros de vários autores da psicanálise paulistana e brasileira, lançou uma série de periódicos, entre eles o famoso "Boletim" da Pulsional que segue até hoje como uma referência na literatura acadêmica de psicanálise. O grupo também teve uma atuação importante na consolidação da articulação entre psicanálise e universidade, tendo como rebento, entre outras coisas, a Associação Brasileira de Psicopatologia Fundamental com sua rede universitária de pesquisa. Por tudo isso, a editora escuta e a livraria pulsional são um marco da psicanálise em São Paulo. Então, para quem não conhece, vale à pena uma visita.

Já sabia que há algum tempo a Livraria Pulsional tinha deixado de ser uma livraria específica de Psicanálise e começado a vender livros em geral. Isso por si só já indicava que a venda de livros psicanalíticos para profissionais da área não estava dando conta do recado.. Tudo bem, tem a concorrência da internet, com os sites das grandes redes de livrarias e sebos on-line, vai ver que os "psi" não estavam mais aparecendo por lá para comprar... Criaram então um site novo que é bem simpático e funcional, tendo como objetivo declarado ser uma referência psi na internet. Ótimo, sou um fã declarado!

Mas eis que fazendo minha busca de pechinchas me deparo com a lista de indicações e de mais vendidos.  Não resisti à minha curiosidade e fui ver a lista dos mais vendidos. Três dos oito livros eram (Pasmen!):

  • Ágape - Padre Marcelo Rossi
  • A Cabana - William Young
  • Querido John - Nicholas Sparks
Isto é, claramente segmento de bem-estar e auto-ajuda! Os outros três livros tampouco eram técnico-científicos. Isso quer dizer que ou o público da livraria mudou - o que acho muito pouco provável - ou o profissionais da psicanálise estão lendo mais livros de auto-ajuda da lista de "Veja Recomenda" do que os livros de sua própria área. Dado tamanho prestígio da editora e o que representa simbolicamente, isso é uma verdadeira vergonha para nós! 

Psicanalistas do Brasil, vamos ler os livros de nossa área?!?!

Um comentário:

  1. Por essa ninguém esperava hein.

    Não conhecia a editora e o site em si, mas depois de entender um pouco de sua história tive uma surpresa ainda maior no meio de minha visita ao site:

    Como se não bastasse os "segredos" estranhamente estarem nos mais vendidos do site (realmente as hipóteses são essas... devem ter muitos psi's lendo esse tipo de literatura, ou a loja cresceu muito através da "chave do sucesso"), ainda por cima estão na coluna de indicações.

    Resumindo... se você está em dúvida de quais são nossos grandes livros... confira aqui na sessão "Indicações". Prometemos muito sucesso à você leitor.

    Realmente é vergonhosa essa situação...

    ResponderExcluir