domingo, 23 de janeiro de 2011

Freud Explica?

Para começar nosso ano, gostaria de lançar um pequeno desafio: de onde vem a expressão "Freud explica"?
Todo brasileiro sabe que essa é uma expressão consagrada. No entanto, qualquer estudante de psicologia sabe que Freud não "explica" nada... Se resgatarmos a oposição clássica nas ciências humanas entre explicação e compreensão, sabemos que a psicanálise, em sua herança hermenêutica, fica do lado das ciências compreensivas. O que justificaria então esse jargão? Seria um anacronismo, resquício dos primeiros tempos da entrada da Psicanálise no Brasil? Já procurei bastante na internet sobre o assunto e não consegui encontrar uma origem para essa história. A única coisa que percebi é que a expressão aparece mesmo na língua portuguesa (incluindo o português de Portugal).
Pois é, a questão está no ar. Quem tiver alguma dica, por favor me diga...

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Uma boa pesquisada no google e infelizmente nenhum resultado para a expressão no inglês e muito menos no alemão. Realmente o jargão deve ter surgido por aqui.
    Se levarmos em conta que diversas questões levantadas por Freud e "explicadas" pela Psicanálise nunca haviam sido explicadas de forma razoável à sociedade... pode ser que "Freud explica". Levando em conta também, que muitas dessas questões eram tratadas pela religião, um campo muito abstrato, ou pelas diversas filosofias... talvez o fato de existir um método mais concreto na psicanálise fez com que essa fosse a primeira ciência a dar conta, mesmo que de uma forma ainda abstrata, das questões mais subjetivas do homem.
    É só uma reflexão... essa é realmente uma pergunta muito complicada.
    Vamos pesquisar...

    ResponderExcluir
  3. Enviei esse desafio pro Linus, aquele cara da Galileu que falam que é PHd em tudo hehe e sempre responde às dúvidas e curiosidades mais estranhas e impossíveis. Quem sabe surge alguma coisa...

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelo help e pelo encaminhamento. Vamos ver se ele responde... Então, não sei qual pode ser o lance em Portugal, que não tem tradição em Psicanálise. Mas a história da psicanálise no Brasil pode dar uma pista. Curiosamente, os psiquiatras brasileiros foram pioneiros em comentar e disseminar a obra de Freud, já no final do século XIX. Contudo a apropriação que fizeram foi muito acadêmica da "teoria sexual" de Freud e muito marcada pelo contexto higienista, alienista e positivista da psiquiatria da época. Isso quer dizer que a entrada não veio pelo caminho da clínica psicanalítica, onde a questão da interpretação se sobrepões facilmente a qualquer afã explicativo e naturalista. O Brasil tem dessas coisas, foi pioneiro no acolhimento das idéias de Freud mas demorou décadas para constituir verdadeiramente um movimento psicanalítico e este, quando se iniciou, demorou décadas para conseguir fundar uma instituição de formação em psicanálise. Ou seja, por mutto tempo quem falava da psicanálise no Brasil não era exatamente psicanalista, dai talvez a marca do naturalismo e da excentricidade tenha se imposto no meio psiquiátrico, gerando a famosa expressão... Mas isso é pura conjectura. Gostaria de ter alguns dados e documentos históricos para matar a charada.

    ResponderExcluir