sexta-feira, 29 de março de 2013

Dicas para Escrever sobre a Clínica Psicanalítica

As questões que sempre se impõem a quem quer escrever sobre a Psicanálise na Universidade


Nesta semana, o Prof. Christian Dunker compartilhou um texto seu sobre a tarefa de produzir uma pesquisa em psicanálise no contexto da clássica discussão sobre psicanálise e universidade. É um texto muito sábio, refletindo a experiência de quem está há anos nesse percurso e se põe a refletir com inteligência e clareza sua prática. Tem o mérito de focar diretamente nas questões práticas e com isso analisar as transferências que se produzem nas relações interpessoais e intrapessoais de quem se propõe a fazer um trabalho de pesquisa acadêmico na área.  Além disso é um artigo muito bem humorado e suscinto, na forma de 27+1 erros comuns de quem escreve uma tese em psicanálise. Foi publicado em um número especial de 2010 sobre pesquisa em psicanálise de um periódico da Associação Psicanalítica de Curitiba, mas mais do que um artigo é uma ótima crônica sobre o meio acadêmico. Por conta disso caberia facilmente em uma revista de divulgação científica ou mesmo em um veículo jornalístico mais geral. Achei fantástico e decidi compartilhar com vocês, leitores deste blog. Segue o link:

http://www.ip.usp.br/portal/images/stories/psc/2010_-_27__1_Erros_mais_comuns_de_quem_quer_escrever_uma_tese_em_psicanlise.pdf

O número todo é muito interessante, mas infelizmente os textos não estão disponíveis online. Para quem quiser dar uma olhada nos autores, segue o link da Associação:

http://www.apccuritiba.com.br/revistas/revista-no-20-psicanalise/

Front CoverPor fim, para aqueles que apreciaram o aperitivo e gostariam de uma leitura e discussão mais aprofundada, eu recomendo o clássico Escrever a Clínica, de Renato Mezan, publicado pela Casa do Psicólogo. É a transcrição de um curso sobre produção de textos e pesquisas em psicanálise ministrado na PUC-SP. Mantém a linguagem coloquial e informal de palestras em um curso prático, com também ótimas indicações, dicas e reflexões. Está disponível no Google Books, para visualização de algumas partes. Mas não encontrei um link para o PDF.

http://books.google.com.br/books/about/Escrever_a_Clinica.html?id=1JVwbct4Ft0C&redir_esc=y

Bem, acho que é isso. Ficam a indicações. Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário